Emoção marca cerimônia de certificação do Curso de Bombeiro Civil no Vale do Sol

Ofertada de maneira totalmente gratuita, as mulheres se destacaram na capacitação, sendo 13 dos 14 concluintes

 Uma noite regada com muita emoção. Assim foi a noite do último sábado, 23, que ficará marcada na memória dos 14 formandos do Curso de Bombeiro Profissional Civil do Vale do Sol. A cerimônia de certificação foi realizada no Centro Comunitário do bairro e contou com a presença de amigos e familiares dos alunos, além de autoridades. Iniciada em setembro de 2023, a capacitação durou seis meses e teve um total de 240 horas, entre aulas teóricas e práticas.

“Uma emoção sem fim! Foram muitos dias de curso, eram trinta [30] pessoas e só nós resistimos até o final. Fico muito grata por tudo!”, disse, emocionada, Sara dos Santos, primeira colocada na qualificação.

Parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o Instituto Maria de Lourdes e a LRSG Treinamentos, a capacitação foi realizada em sete módulos: Resgate Aquático; Prevenção e Combate a Incêndio; Socorros de Urgência e Emergência; Salvamento Terrestre; Salvamento em Altura; Emergências Químicas; e Gerenciamento de Emergências.

“O Prosap tem um cuidado especial com a comunidade reassentada aqui no Vale do Sol. Esses 14 alunos estão preparados para entrar no mercado”, destacou Eulalia Almeida, subcoordenadora de Ações Sociais do programa de saneamento.

O curso de Bombeiro Civil já é a terceira capacitação que Francineide Oliveira, de 30 anos, finaliza no Centro Comunitário do Vale do Sol. “Eu me sinto muito feliz por terminar e pretendo estudar mais para aprimorar o meu curso de bombeira civil”, disse a formanda, que também possui o certificado dos cursos de Eletricista e Operadora de Equipamentos de Minas.

“Nosso sentimento é de satisfação e missão cumprida. A gente se prontificou a ministrar todos os treinamentos para eles, todas às segundas-feiras; não teve feriado, não teve chuva, não teve sol que nos impedisse e nós cumprimos o nosso objetivo”, explicou Valdireno Guido, instrutor do curso e subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA).

Também presente à cerimônia, o Comandante do 23º Grupamento de Bombeiro Militar de Parauapebas, Tenente Coronel Charles Catuaba, falou da importância da capacitação. “É belíssima e muito humanizada a iniciativa do instituto [Maria de Lourdes] e da prefeitura porque o curso traz conhecimentos ímpares, principalmente, para salvaguardar vidas e capacitar profissionais para o mercado de trabalho”, observou o comandante. “Os homens foram desistindo, ao longo do caminho, e as mulheres foram resistindo. Isso demonstra a força, a coragem e a dedicação que as mulheres têm”, finalizou o tenente-coronel Catuaba, ao parabenizar a garra das mulheres durante a qualificação.

Capacitações gratuitas.

Custando em média R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais) nas escolas de cursos profissionalizantes, o Curso de Bombeiro Profissional Civil foi ofertado de maneira totalmente gratuita para os alunos que se matricularam no Centro Comunitário Vale do Sol, assim como são oferecidas as demais capacitações no local. “Essa foi uma condição que pedimos para que a parceria ocorresse, já que, aqui, as famílias são muito carentes.  Os alunos do curso de bombeiro civil não arcaram nem com os exames médicos, nem com os uniformes”, esclareceu Eliete Araújo, coordenadora social do Centro Comunitário.

No local, o Prosap mantém uma estrutura que oferta diversos cursos e realiza inúmeras ações em benefício da comunidade, além de serviços públicos, sempre em parceria com outras instituições dispostas a ajudar. Os interessados em ofertar alguma capacitação ou serviço para a comunidade podem entrar em contato pelo número (94) 9135-7740.