Feirantes de Curionópolis serão beneficiados com cursos de capacitação

Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 12, na sede da Associação Comercial e Industrial de Curionópolis (ACIC), com representantes da Prefeitura do município, Secretaria de Produção Rural, ACIC e SEBRAE, debateu sobre os cursos de capacitação que serão ministrados aos feirantes de Curionópolis.

O encontro teve por objetivo construir uma agenda de capacitação para aos feirantes que irão atuar no Mercado Municipal. Entre os cursos oferecidos, está o de manipulação de alimentos.

A capacitação faz parte de uma parceria entre a prefeitura e o SEBRAE e visa qualificar os feirantes através dos cursos voltados para organização do ambiente de trabalho, controle de finanças, atendimento e vendas, além de noções de Marketing Digital, preparando os feirantes para o mercado de negócios que está cada dia mais moderno e exigente.

“A capacitação dos feirantes irá garantir que eles estejam preparados para atuar no novo mercado, proporcionando um ambiente mais agradável para visitação, tornando a feira uma referência, um local atrativo.” Destacou Ana Suzi Rego — Analista do SEBRAE, instituição responsável pela capacitação dos feirantes do município.

O momento será de aprendizado, além de proporcionar oportunidade de crescimento de negócio aos feirantes. De acordo com a Analista do SEBRAE, é através da capacitação que os produtores conhecem o empreendedorismo e as vantagens que formalização pode gerar a esse público.

“Queremos oferecer ferramentas básicas para a administração do próprio negócio, porque ser feirante é ser empreendedor. Por isso, queremos ajudar na formalização dessas pessoas para que se tornem empreendedores de verdade. Assim irão se posicionar no mercado e se tornarem mais competitivos. Além de conquistarem vantagens e crescimento de negócios com a formalização.” Reforçou Ana Susi Rego.

A Prefeitura de Curionópolis, por meio da Secretaria de Produção Rural tem dado o incentivo ao produtor através da agricultura familiar, e agora com o investimento aos feirantes através da construção do novo mercado municipal. O local que irá abrigar os feirantes que antes atuavam nas feiras livres e ira garantir mais qualidade aos profissionais e bem-estar à população.

Para a secretaria de Produção Rural o curso é mais um investimento que demonstra a preocupação do município com os feirantes e produtores rurais.
“Essa é uma grande oportunidade. Os feirantes vão receber qualificação, conhecimento profissional, oferecendo atendimento de qualidade com essa capacitação. Esse conhecimento com certeza será um atrativo para que o consumidor busque o produto com os profissionais que estarão preparados para atendê-los.” Destacou Romário Lima de Oliveira, Técnico de produção da Sempro.

Esta é a primeira vez que os feirantes e produtores têm a oportunidade de se capacitar, o que irá garantir benefícios aos profissionais, como linha de crédito alavancando os negócios.