Garimpeiros de Serra Pelada são recebidos no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

A pedido da Ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, recebeu os Garimpeiros de Serra Pelada. A recepção foi feita pelo General Douglas Bolssoni, Secretário Executivo do GSI. O secretário atendeu os garimpeiros em seu gabinete no segundo andar do Falacio do Planalto.

Os diretores da Cooperativa de Serra Pelada entregaram ao GSI um documento com diagnóstico de informações a respeito de Garimpo de Serra Pelada. Neste documento, além de relatar a situação jurídica referente ao Decreto de Lavra, os diretores pedem a criação de uma Força Tarefa Interministerial, para que sejam tomadas providências em conjunto com a entidade representativa dos garimpeiros de Serra Pelada visando a retomada da produção da mina.

Os garimpeiros também demandam a AÇÃO SOCIAL do Governo Federal, para atender a população que mora no Distrito de Serra Pelada, que em sua maioria são idosos e doentes. Eles solicitam ainda o apoio da Casa Civil, ao PL 5227/ 2009, que trata da aposentadoria especial dos garimpeiros. O PL se encontra na Comissão de Finanças e Tributação, parado desde 2018. Dentre os principais tópicos do documento entregue ao GSI, está também busca de solução para o processo da Caixa Econômica, onde ficaram retidos os valores da sobra da compra do ouro produzido pelos garimpeiros em Serra Pelada na década de 80.

Saiba mais sobre o PL 5227 de 2009, CLIQUE AQUI.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Comente com o Facebook

Mais de