Jovens da zona rural de Parauapebas participaram da oficina de preparação para ingresso no mercado de trabalho

Ação no chacreamento Vale da Serra teve como parceiras a Semas / Acessuas

No Brasil o desemprego juvenil precocupa. Segundo dados da OIT / Organização Internacional do Trabalho, um em cada quatro jovens brasileiros pertence à chamada geração “nem, nem”: Aquela que não estuda, nem trabalha; a maioria por total falta de preparo e de oportunidades.

E ingressar no mercado de trabalho não é tarefa fácil nem para quem teve algum estudo. Não bastasse a grande concorrência entre candidatos nas mais diversas áreas, ainda existe muita dificuldade por parte de quem nunca trabalhou, na hora de preparar um bom currículo ou para enfrentar, e se sair bem, na tão temida entrevista de emprego.

Assim, foi mais que oportuna a promoção gratuita do “Ciclo de Oficinas de Desenvolvimento de Habilidades e Orientações para o Mercado de Trabalho”, que beneficiou 29 jovens da zona rural de Parauapebas (PA). A iniciativa foi da mineradora Ligga, em parceria com a Associação de Reassentamento Vale da Serra, Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mercado de Trabalho – ACESSUAS Trabalho que integra a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS. Essa, e outras ações sociais desenvolvidas pela Ligga, são fruto do diálogo próximo da empresa com as comunidades. E são programadas seguindo os diagnósticos que identificam os temas mais relevantes para melhorar a qualidade de vidas de áreas com vulnerabilidade social e econômica.

“A Ligga atua para gerar valor para a sociedade, e conectada com o futuro através de práticas sustentáveis, com zelo, respeito e relacionamento com as comunidades; priorizando a mão de obra local e ajudando a capacitar as pessoas da região” declarou o CEO da empresa, engenheiro Gerson Petterle.

O curso com carga horária de 16H aconteceu de 29 de abril a 01 de junho; com aulas realizadas das 89H30 às 12H30, na residência do casal Gessiane da Silva Lima e José da Rocha Lima (Pres. da Associação Vale da Serra). Ele destacou a satisfação da comunidade com essas iniciativas sociais promovidas pela mineradora:

“Nossa comunidade nunca tinha sido beneficiada por outras empresas antes da Ligga. Com essa Oficina, a mineradora já promoveu duas ações muitos importantes aqui, e todos do Chacreamento Vale da Serra estão muito satisfeitos com essa relação de respeito e cuidado da Ligga para com a gente” disse o líder comunitário.

Entre os tópicos ensinados na Oficina, estavam temas importantes como: Identidade, Trabalho e Habilidades; Currículo e Entrevista; Postura Ética e Profissional; Empreendedorismo e Projeto de Vida. Anny Pontes, é psicóloga da SEMAS, e ministrou a Oficina:

“Passamos uma semana aqui e foi muito produtiva a Oficina, que é parte de um programa Federal, com a missão de apresentar o mundo do trabalho de uma forma bem completa. Também ensinamos sobre o projeto de vida dos alunos; para que possam fazer um planejamento futuro. E aqueles que optarem pelo empreendedorismo, vão estar aptos(as) para estruturar um negócio, saber vender e captar clientes, para ser bem produtivo(a). Essa iniciativa da Ligga foi relevante; pois quanto mais desenvolvidas são as comunidades rurais, mais equilíbrio damos para a relação deles com a área urbana” explicou a psicóloga.

Os moradores do Chacreamento Serra do Vale, 3 Corações, Vicinal III, Vila Águia DouradaLoteamento Vista Alegre, Chácara Recreio, Chácara Estação Ecológica e entorno imediato que participaram da Oficina aprovaram a iniciativa. Além de novos conhecimentos técnicos para batalhar por um emprego ou desenvolver o seu negócio, essas pessoas já sonham com um futuro mais próspero.

Com apenas 14 anos Maria Geovana Sousa Costa, começou a trabalhar há pouco tempo como jovem aprendiz na loja da tia, vendendo cosméticos e como caixa. Mas foi na Oficina que aprendeu como preparar um bom currículo e qual a postura profissional adequada. Essas são habilidades que ela acredita vão abrir portas no mercado de trabalho. “Com o que aprendi aqui já me sinto segura para uma futura entrevista de emprego. E aprendi também algo muito bacana, que é como transformar um sonho da gente em uma oportunidade de trabalho com um planejamento” disse a jovem.

Morador da Vicinal II, Rivaldo Sousa da Conceição tem 18 anos e sonha com um emprego. Agora, já se sente mais preparado para ingressar no mercado de trabalho e ter sucesso. “Para gente que mora longe da cidade é tudo mais difícil. Achei muito bom a Ligga ter dado essa oportunidade. Eu já fiz uns cursos técnicos e agora aprendi na Oficina como fazer um currículo e o que fazer em uma entrevista de emprego, estou mais animado para buscar um emprego” revelou ele.

Jamyller Ketolly Abreu também aprovou o curso. Ela é casada e tem uma filha de dez anos, e precisou parar de trabalhar para cuidar da menina, mas agora sonha em voltar ao mercado: “Por não ter muita experiência, a gente tem umas dúvidas na hora de buscar o emprego, mas esse curso foi maravilhoso e abriu a minha mente, vou voltar com tudo” disse ela já querendo para praticar tudo o que aprendeu. Outra dona de casa que quer ter sucesso e um emprego é Marinete da Conceição Cunha: “Resolvi fazer o curso e foi muito importante. Eu nunca trabalhei fora antes, e com essa oportunidade aprendi muito e sem sair da comunidade. Sou muito grata à Ligga” declarou.

O encerramento da Oficina aconteceu em clima de São João, com buffet junino e a diplomação dos alunos. Eles foram parabenizados pela representante da Ligga, a Coordenadora Administrativa, Sra. Adriana Ferreira e pelo Sec. Municipal Adjunto de Ass. Social (SEMAS) Clodoaldo Luiz.

“É muito importante essa parceria entre a Prefeitura Municipal, através da SEMAS, e a mineradora Ligga. E quem mais ganha são as pessoas da comunidade. Estamos sempre à disposição da empresa para ações como essa. A Ligga está de parabéns.” disse o Sec. Adjunto.

A Ger. do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS Trabalho) em Parauapebas Nildeane Oliveira elogiou o ineditismo da iniciativa da Ligga:

“A Oficina é o carro chefe do Programa do ACESSUAS Trabalho, e orienta de forma bem completa sobre mercado de trabalho, vida e empreendedorismo. Essa foi a primeira vez que o ACESSUAS Trabalho fez parceria com uma empresa privada. Foi a Ligga que nos trouxe para essa comunidade e foi muito produtivo. Normalmente essa Oficina é feita no CRAS, mas graças à Ligga inovamos ao atuar na comunidade; o que facilita para os moradores da zona rural, que não precisaram se deslocar até o CRAS. Ficamos bem surpresos com a excelente participação dos alunos” disse Nildeane.

SOBRE A MINERADORA LIGGA

Inaugurada em 23.06.22 a Planta Experimental da Ligga – Projeto Ferro Sul está localizada na zona rural de Parauapebas (PA). Essa é a primeira operação do projeto de mineração da Ligga. A empresa 100% brasileira é voltada para o minério de ferro; com etapas de construção e expansão no Estado do Pará.