Mineradora LIGGA abre as portas para receber comunidade em ação social de cidadania

Evento “LIGGA comunidade” teve como parceiros a SEMSI e o SINE

A planta experimental da mineradora Ligga, localizada na zona rural de Parauapebas, foi aberta à comunidade; ao sediar mais uma edição do projeto Ligga Comunidade, com uma ação de Cidadania e Mercado de Trabalho; pela primeira vez realizada na sede da empresa.

O evento aconteceu das 8h às 14h e promoveu a oferta de importantes serviços gratuitos de cidadania e orientações para o mercado de trabalho. E foi voltado para as comunidades do entorno (Vicinal Rio Novo, Vila Piabanha, ,Loteamento Ramos, Acesso 3 Voltas, Vicinal III e IV, Chacreamento Vale da Serra, Serra do Cedro, entre outras), que contaram com transporte gratuito fornecido pela mineradora. Um ônibus ficou à disposição, realizando o percurso nas vias vicinais que integram as comunidades durante todo o tempo da ação.

A ação social teve como parceiros a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão / SEMSI e o Sistema Nacional de Emprego / SINE; que realizaram serviços de emissão de documentos (RG, CPF, Certificado de Reservista e serviços on line para consulta de CTPS e demais órgãos pela SEMSI. E mais, orientação para o mercado de trabalho com elaboração/atualização/impressão de currículo; além de orientação com profissional de RH com dicas sobre como se posicionar em entrevistas de emprego – coordenado pelo RH da Ligga com a disponibilização de uma empresa especializada. O SINE disponibilizou serviços de atualização e emissão de novos cadastros, emissão de PIS, baixa da CTPS digital e orientações sobre o seguro-desemprego.

Para muitos, como a dona de casa Evanusa Ferreira de Sousa e o lavrador José Pereira da Silva, ambos moradores da Vila Piabanha (Palmares III), a ação da Ligga foi a oportunidade que tanto esperavam para conseguir emitir documentos, que estavam inacessíveis pelas dificuldades de locomoção e falta de recursos para sair da zona rural:

“Foi tudo muito fácil, pois nos deram o transporte e ao chegar aqui consegui tirar meus documentos todos de forma rápida e sem filas, que eu precisaria enfrentar se fosse até a cidade. Aproveitei para tirar tudo de uma vez, identidade, consulta ao título de eleitor, CPF e carteira profissional” disse o lavrador José da Silva.

“Eu nunca tinha conseguido tirar meus documentos pelas dificuldades de sair daqui, então aproveitei para conseguir também os documentos dos meus filhos e do meu esposo. Agora a gente se sente cidadão de verdade com CPF, RG e Cartão do SUS” comemorou dona Evanusa de Sousa.

Para os parceiros SEMSI e SINE, o evento trouxe a oportunidade de estarem mais próximos dos moradores da zona rural.

“São poucas as empresas que fazem esse tipo de ação e a Ligga está de parabéns por essa iniciativa. A Secretaria de Desenvolvimento, por meio da Coordenadoria Especial de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) / Sine, está muito feliz com essa parceria; que nos permitiu estar aqui na zona rural atendendo tantas pessoas. Acreditamos que muitas oportunidades de trabalho vão surgir no futuro, e as pessoas precisam estar preparadas, tanto com a documentação em dia, quanto no preparo de um currículo adequado e saber se portar em uma entrevista de emprego” ressaltou Layla Pinheiro, Coordenadora da Ceter / Sine.

Os jovens estudantes Yuri Macedo Pinto e Michelli Braga Silva, da Vila Palmares II, aproveitaram a ação para emitir sua primeira carteira de trabalho entre outros documentos, e agora já sonham com um emprego formal. Outro que também sonha com uma oportunidade no mercado de trabalho é o soldador Ranildo de Sousa Pereira. Ele mora na Vila Piabanha e está desempregado no momento, mas aproveitou a ação para regularizar documentos e se preparar para o futuro: “É muito importante a gente receber esse tipo de apoio, e a Ligga está de parabéns. Nossa comunidade quer trabalhar para crescer e recebermos esses serviços gratuito nos ajuda muito” disse Ranildo.

O Gerente de Operações da Ligga em Parauapebas, o geólogo Jairo Leal ressaltou a valorização das comunidades como sendo uma diretriz da empresa.

“Todas as ações sociais que realizamos são fruto de muito diálogo entre a empresa e as comunidades, seguindo os diagnósticos que identificam os temas mais relevantes demandados pelas comunidades com vulnerabilidade social e econômica. Ao realizarmos essas ações, damos um retorno à sociedade. Seguiremos com esses eventos e a próximo será uma ação de saúde, a ser realizada no dia 9 de novembro” declarou Jairo Leal.

SOBRE A MINERADORA LIGGA – Inaugurada em 2022 a planta experimental da Ligga – Projeto Ferro Sul é a primeira operação do grandioso projeto de mineração da empresa Ligga, 100% brasileira voltada para o minério de ferro; e com etapas de construção e expansão no Estado do Pará acontecendo em diferentes fases até 2033. A Planta Experimental está localizada na zona rural de Parauapebas (PA).

A empresa nasceu com um novo olhar sobre a indústria, gerando valor para a sociedade e conectada com o futuro através de práticas sustentáveis como zelo, respeito e relacionamento com as comunidades; diversidade e segurança dos colaboradores e do entorno.

FOTOS – DIVULGAÇÃO: Ação social de cidadania do programa Ligga Comunidade, realizada recentemente na planta experimental da mineradora Ligga, na zona rural de Parauapebas; com oferta de serviços gratuitos em parceria com a SEMSI e o SINE.