Moradores denunciam atendimento de saúde em Serra Pelada e Curionópolis

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Em meio a pandemia de Covid-19, moradores de Serra Pelada nos encaminharam relatos chocantes quanto ao atendimento de saúde prestado a comunidade. Importante ressaltar que a vila garimpeira conta com cerca de 6 mil moradores segundo dados do censo demográfico de 2010, podendo esse número ser maior visto o período de dez anos.

Não bastasse ter uma população considerável, a vila é composta em grande parte por idosos, grupo de risco para o vírus, e apesar de ter na Santa Casa medicamentos para a doença, moradores relatam que esse só é repassado com prescrição médica, o problema ainda segundo as denúncias é que o médico só atente de segunda a quinta das 10:00 às a 16:00 horas, numa demanda de apenas 16 pacientes, sendo 8 pessoas de manhã, e 8 á tarde.

Se comparado o número de moradores, a demanda por atendimento médico o recomendado seria um plantão de 24 horas por dia, tanto por esse momento de pandemia como para demandas médicas corriqueiras de saúde ou até mesmo em virtude de possíveis acidentes, já que a sede do município fica a 54 km da vila em um trecho com mais de 30 km de estrada de terra.

Outro problema relatado é quanto ao transporte de pacientes por meio de ambulância que quando aparece está em péssimas condições, chegando a quebrar na estrada. Como mostra o vídeo abaixo.

A secretária de saúde do município Kelma Oliveira, atendeu nossa equipe de reportagem por telefone, informou que estaria reunindo com vereadores para traçar ações estratégicas para sanar os problemas. E tão logo tenha uma solução irá retornaria, contudo ainda não recebemos retorno.

Curionópolis – Outro relato grave da conta de uma possível falta de médico no Hospital Municipal, no relato uma criança estaria a mais de uma hora aguardando ser atendida e nada de médico. O relato está postado na página dos colegas do Portal COL, para ver CLIQUE AQUI.

Nós do Repórter30 deixamos o espaço aberto para a Secretaria de Saúde se manifestar.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Comente com o Facebook

Mais de