No “apagar das luzes” prefeito tenta ampliação do Serra Leste

O prefeito de Curionópolis Adonei Aguiar – DEM acompanhado de mais três vereadores do município foram até Belém para uma reunião, segundo informações, este encontro foi solicitado pelo prefeito do município.

Adonei Aguiar e mais três vereadores se reuniram na quinta-feira, dia 27 com o titular da Semas, Thalles Belo, o secretário de integração regional do estado, Jorge Bitencort, e os representantes da Vale Lúcio Cavalli, diretor de planejamento, João, gerente de projetos e Heitor, da área de relações institucionais.

Na reunião acontecida nos “acréscimos de final de ano” o prefeito alegou que pediu a reunião para buscar um entendimento entre a Vale, responsável pelo projeto, e a Semas. E disse que como resposta recebeu a informação que os relatórios ambientais apresentados pela Vale estão sendo analisados pelos técnicos da Semas e a secretaria se prontificou em, assim que concluir a verificação do procedimento apresentado, fazer os apontamentos devidos.

O prefeito ainda afirmou, “também estamos dialogando com a empresa para que uma das condicionantes do município para a ampliação do Serra Leste seja a construção de 35 quilômetros de asfalto da estrada de Serra Pelada”.

Superficial e sem nenhum efeito imediato a reunião em fim de governo deverá servir apenas para nortear a nova gestão do Estado, que assume em janeiro de 2019.

Ampliação do Serra Leste

A informação é que a ampliação do Projeto Serra Leste prevê a extração e o beneficiamento de 107 milhões de toneladas de minério de ferro, totalizando um tempo de vida útil de aproximadamente 11 anos. O empreendimento vai ampliar a receita da Compensação Financeira por Exploração Mineral (CFEM) para Curionópolis.

Para a implantação estão previstas uma série de ampliações das estruturas existentes e a abertura de novas estruturas – novas cavas para extração de minério, novas pilhas de disposição de estéril e nova usina de beneficiamento, bem como adequação e ampliação das estruturas de apoio existentes.