Detran inicia treinamento para implantação de telemetria em Marabá, Parauapebas, Redenção e Canaã dos Carajás

Na primeira semana de julho, terá início a fase de treinamento para implantação da tecnologia de videomonitoramento (telemetria) do exame prático para emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas Circunscrições de Trânsito (Ciretrans) de Marabá, Parauapebas, Redenção e Canaã dos Carajás. O processo garante mais agilidade, segurança e comodidade para usuários e servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran).

Os municípios que já contam com essa tecnologia são: Santa Izabel, Castanhal, Bragança, Capanema e Paragominas, além da capital.

Todos os veículos contarão com serviços online de câmeras de monitoramento e GPS integrados a um software, gravadores de voz e sensores. Assim, comprovarão a competência dos motoristas, evitando fraudes e dando mais transparência para o exame. Os examinadores de todas as Ciretrans receberão treinamento específico para o exame prático.

“A telemetria é um processo ao qual todo o exame prático é monitorado e controlado mediante a gravação de imagens, captura de sons, áudio; e o veículo tem dispositivos eletrônicos em toda a sua extensão, que vai tornar mais segura e legitima as provas práticas”, afirmou o coordenador de Planejamento do Detran, Valter Aragão.

A orientação é que os usuários fiquem atentos às mudanças. Agora, como já é feito na capital, todos os exames práticos, para qualquer categoria, deverão ser agendados por meio dos canais de atendimento do órgão – pelo número 154 ou no webchat presente no site do Detran.