Partage Shopping Parauapebas e SEMPROR realizam Feira da Agricultura Familiar

Em parceria com a SEMPROR (Secretaria Municipal de Produção Rural), o Partage Shopping Parauapebas promove, durante todos os sábados do mês, das 10h às 22h, a Feira da Agricultura Familiar, na Portaria P2, próximo à loja Claro. O evento terá a participação de onze produtores rurais, devidamente uniformizados, que irão expor e comercializar produtos que foram processados em suas propriedades rurais como derivados do leite (doces e queijos), derivados de frutas (doces de geleias e compotas), derivados de carne (embutidos e defumados), pães caseiros, chocolates, etc. A exposição será feita em barracas devidamente padronizadas, para garantir a estética do local e uma atração agradável aos visitantes e consumidores. A entrada é gratuita.

No ano de 2018, a SEMPROR, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, realizou 22 treinamentos na zona rural de Parauapebas e Contestado, entre eles, derivados do leite, derivados de frutas, embutidos e defumados, produção de ovos de páscoa, bombons de chocolate, panificação, cooperativismo, associativismo, etc. O público-alvo dos treinamentos foram produtores rurais que tinham matéria-prima como leite, carne, frutas e precisavam agregar valor à sua produção com aplicação de conhecimentos e tecnologia acessível. A certificação dos participantes aconteceu no Partage Shopping, com a exposição e degustação dos produtos fabricados pelos produtores rurais. Foi um evento com grande repercussão e que possibilitou o nascimento de uma parceria entre SEMPROR e Partage para a divulgação de um trabalho tão importante e pouco conhecido.

A ideia de implantação de uma feira da agricultura familiar no Partage Shopping no ano de 2019 se apoia na difusão do conhecimento às famílias da agricultura familiar por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Através de treinamentos em diversas áreas, proporcionou às famílias da zona rural melhoria da qualidade de vida, novas alternativas de trabalho com aplicação de tecnologia e a possibilidade de geração de renda, principalmente com a produção de alimentos processados nas propriedades rurais, uma vez sendo aplicados os conhecimentos adquiridos. Os organizadores escolheram o Partage Shopping pelo fator de ser o maior e mais visitado empreendimento comercial do município de Parauapebas. O Shopping conta com 100 lojas e em média 10 mil visitantes aos sábados, tornando-se, assim, uma grande “vitrine” para exposição e divulgação de produtos e serviços.