Pesquisa aponta Jean Carlos como favorito na corrida eleitoral em Canaã dos Carajás

Se as eleições municipais fossem hoje, o pré-candidato Jean Carlos seria eleito prefeito de Canaã dos Carajás com 48,2% das intenções de voto. É o que aponta a pesquisa Eleitoral da Doxa para a Prefeitura da “Terra Prometida”, encomendada pelo Portal Pebinha de Açúcar e registrada no T.R.E sob o nº PA-04330/2020. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 a 26 de agosto de 2020 com uma amostra de 500 entrevistas, tendo uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo a Doxa, a pesquisa foi realizada em todos os bairros da cidade e na zona rural do município e teve o objetivo de avaliar a corrida eleitoral no município, identificando a tendência do eleitor em relação aos candidatos que disputam o pleito.

ESPONTÂNEA: Na pergunta espontânea, em que não se apresenta os nomes dos pré-candidatos, Jean aparece na frente com 26,4%% das intenções de voto. Josemira vem com 13,2%. Zé Batista e Arildo aparecem empatados em 3,3%.
Os eleitores indecisos representam 41,4%, enquanto 12,4% tem intenção de anular ou votar em branco.

ESTIMULADA: Quando se estimula, o pré-candidato Jean Carlos sobe para 48,2%. A pré-candidata Josemira fica em segundo lugar com 26,8%. Zé Batista e Arildo aparecem tecnicamente empatados com 5,0% e 4,8%, respectivamente. Os votos Brancos e nulos somam 4,8% e indecisos, 10,6%.

REJEIÇÃO: Zé Batista é o pré-candidato mais rejeitado, aparecendo com 23,9%. Em seguida aparece Josemira como a mais rejeitada com 20,8%. Arildo vem om 17,6% de rejeição. Jean Carlos é o menos rejeitado, aparecendo com 13,2%. E 12,4% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos, sendo que 12,1% não opinaram.

EXPECTATIVA DE VITÓRIA: A Doxa perguntou se independente do pré-candidato em quem o eleitor votaria, quem ele acha que vai ganhar a eleição em Canaã dos Carajás. Para 51,6% dos entrevistados, quem ganharia a eleição é o pré-candidato a prefeito Jean Carlos. Já 23,2% dizem que Josemira seria a vencedora. 4,6% consideram que o vencedor seria Arildo e 4,3% que seria Zé Batista.

MUDANÇAS: A pesquisa procurou saber se o eleitor acha que deve haver mudança do governo que está no poder atualmente, ou continuar a mesma coisa. Para a maioria, isto é, 69,4% dos entrevistados, consideram que deve haver mudança. Já 15,8% dizem que deve continuar como está.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95%
dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

DADOS DA PESQUISA
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em CANAÃ DOS CARAJÁS-Pa
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião Pública.
Execução: Doxa Pesquisa
Registro no T.R.E: PA-04330/2020
Período: 23 A 26/08/2020
Local: Canaã dos Carajás-PA
Amostra: Foram entrevistados 500 eleitores.

Reportagem: Pebinha de Açúcar

Fonte, pesquisa e gráficos: Instituto Doxa