PF intensifica o combate ao garimpo ilegal em MT

A Polícia Federal concluiu, neste último sábado (2/3), ações operacionais de combate à extração ilegal de ouro em garimpos situados no município de Pontes e Lacerda/MT, com o cumprimento mandados de busca e apreensão e desintrusão de garimpo com a deflagração das Operações Mina do Bananal e Mina de Ernesto. As atividades resultaram na prisão em flagrante de 18 pessoas.

Ao todo, foram seis dias de trabalho em região de mata fechada, para alcançar os pontos de usurpação de matéria-prima da União por extração ilegal de ouro.

No primeiro dia de ação, na segunda-feira (26/2), os policiais encontraram, nas proximidades da Reserva Ecológica do Bananal, um sistema de mina aberto com o emprego de emulsões explosivas, popularmente conhecidas como bananas de dinamite, aditivadas com nitrato de amônia. Diante da situação, houve a apreensão de 279 gramas de ouro na posse de nove garimpeiros, que foram presos.

Já nos demais pontos fiscalizados da Mina de Ernesto, foram encontrados garimpos tipo aluvião, com a utilização de pá-carregadeira, que foi apreendida pela Polícia Federal e será destinada à órgãos de segurança pública.

No local foram destruídas duas bombas d’água, um motor de dragagem, uma estrovenga e um moinho de garimpagem, além de diversas barracas e ferramentas manuais. Ainda foram inutilizados no local cerca de 400 litros de diesel. Houve a apreensão, ainda, de dois frascos contendo mercúrio.

Após o encerramento das atividades de campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores dessa atividade ilegal e o possível envolvimento de proprietários rurais da região.

BALANÇO DAS OPERAÇÕES

Operação Mina do Bananal:

Destruídos:

– dois geradores a combustão

– dois britadeiras elétricas

– três detectores de metal

– cinco quilos de nitrato de amônia

– mm acampamento de garimpeiro

– 100 litros de diesel

Apreendidos:

– três motos

– um carretel explosivo

– 13,5 emulsões explosivas

– 279 gramas de ouro

Prisões em Flagrante:

Nove presos em flagrante por extração ilegal, usurpação de matéria prima da União, associação criminosa e posse e emprego de artefato explosivo.

Operação Mina de Ernesto:

Destruídos:

– um bomba de dragagem

– dois bombas d’água

– um moinho

– um estrovenga

– três acampamentos

Apreensões:

– um moto

– uma pá carregadeira

– dois frascos de mercúrio

Prisões em Flagrante:

Nove presos em flagrante por extração ilegal, usurpação de matéria prima da União, associação criminosa e posse e emprego de artefato explosivo.