Prefeitura de Parauapebas encaminha moradores de rua para abrigo

Numa ação de enfrentamento ao novo coronavírus em Parauapebas, uma equipe da Secretaria de Assistência Social (Semas) busca convencer os moradores de rua da cidade a se protegerem num abrigo preparado pela prefeitura, de forma provisória, enquanto o município enfrenta a doença. A previsão de permanência é de três meses, quando se espera que a pandemia já tenha passado.

No abrigo, os moradores de rua recebem kit de higiene pessoal, alimentação e condições dignas de repouso. Além disso, são orientados sobre prevenção à Covid-19. Está em planejamento a oferta de terapia ocupacional para o grupo, por meio de oficinas de pintura, canto e artesanato.

Vinte moradores foram abrigados somente nesta quarta-feira, 15, após o trabalho de convencimento pela equipe da Semas. “Esse trabalho de abordagem já existe no município, ofertado pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social, o Creas. Mas nesse contexto de pandemia tivemos  que agir mais rápido e estruturar esse abrigo provisório, ofertando proteção social e uma programação em que eles possam estar desenvolvendo habilidades, começando a elaborar um projeto de vida, para que com o serviço continuado da Semas possam sair definitivamente dessa vivência de rua”, explicou a coordenadora do abrigo provisório, Adriany Santos.

Pela legislação, morador de rua não é obrigado a ir para abrigos, e há quem resista aos apelos para viver em espaços preparados pelo governo. Daí, a necessidade de técnicos capacitados da Semas realizarem a abordagem para convencer o morador a se abrigar, o que já é feito pela Prefeitura de Parauapebas.

O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), especialmente no que se refere aos cuidados de proteção contra a Covid-19 e possíveis crises de abstinência, visto que muitos dos abrigados são dependentes de álcool e/ou droga.

O secretário de Assistência Social, Celso Souza, falou sobre a importância do abrigo principalmente nesse período em que a transmissão comunitária da Covid-19 chegou a Parauapebas. “É um trabalho de sensibilização. Conversar, explicar para eles dos riscos dessa pandemia e dizer que a prefeitura está disponibilizando esse local. Um abrigo onde eles vão ter direito a café da manhã, almoço, janta, higiene pessoal e um espaço para se abrigar nesse momento tão difícil. Isso evita quem eles fiquem expostos a contrair e também a propagar esse vírus”.

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Wenderson Costa