Quando um “filho” de Curionópolis alcança o sucesso

É comum que belos dribles, um vídeo de comédia ou uma participação especial em algum talk show signifiquem sinônimo de sucesso. E na verdade é, contudo, esses não são os únicos caminhos percorridos por quem pleiteia o sucesso profissional e talvez por isso muitos pioneiros de Curionópolis passem desapercebidos, ou talvez não.

Trago à tona um exemplo de sucesso e crescimento profissional que ganha destaque em meio a um universo que, cada vez mais faz parte do nosso cotidiano, a tecnologia. O personagem de hoje atua na área de tecnologia em uma multinacional de mineração, onde é Analista de Dados. Apesar de seu sucesso e crescimento profissional, ele não se contentou em apenas ter oportunidade, e por isso está levando com um grupo de grandes profissionais de diversas áreas mais conhecimento à acadêmicos que buscam por meio da educação o sucesso profissional.

Dhony Silva, jovem de 31 anos, tem graduação em Gestão Financeira e ampla experiência em tecnologia de gestão de dados. Silva é natural do município de Curionópolis, cidade do interior do Pará, especificamente no sudeste do Estado à quase 800 quilômetros da capital. Embora geograficamente o município pareça distante de tudo, está localizada no seio de uma importante região mineral, a microrregião de Carajás.

Por esse motivo muitos jovens buscam na mineração uma oportunidade de trabalho e é nesse momento que pessoas com o perfil de Dhony Silva, que tem além de conhecimento acadêmico, experiência na área entra em cena e mesmo sem as luzes dos grandes holofotes brilha, deixando um legado que ficará para gerações futuras não só como aprendizado, mas também como exemplo.

Dentre as atividades recentes estão palestras e participação em eventos da área de tecnologia voltada a mineração como a reunião com um grupo de profissionais e entusiastas de tecnologia para falar sobre Geologia e Data Science. Evento em que o Geólogo Andrew McCulloch apresentou uma excelente palestra sobre o futuro da Exploração Mineral com o tema Mineral Exploration 4.0 – Harnessing Data-Driven Discovery. “Um papo muito bacana sobre como utilizar Data Science, Machine Learning, Open Data e Crowdsourcing para melhorar o processo de descoberta de novos depósitos minerais” explicou empolgado Dhony Silva. Esse encontro aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

O espaço acadêmico também serviu para outro evento o FLISOL – Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre. Nesse Dhony Silva ministrou uma palestra sobre as ferramentas Jupyter Notebook, Apache Spark e o Databricks. Sobre sua apresentação Silva explicou que apresentou aos participantes como analisar dados nessas ferramentas usando as linguagens Python e SQL.

Embora as linguagens não sejam coloquiais, são termos cada vez mais comum aos que permeiam o universo da tecnologia. Como dito no início, cada profissional escolhe o caminho que pretende percorrer até o sucesso, essa foi a escolha acertada de Silva, um jovem que assim como outras dezenas de “anônimos” orgulham Curionópolis por chegar ao sucesso com a consciência de que ainda há uma longa caminhada e que conhecimento é bom, mas é melhor ainda é compartilhado.