População de Curionópolis recebe novo hospital nesta quarta, dia 31

Curionópolis se prepara para prestigiar a reinauguração do Hospital Municipal pela gestão do município, agendada para esta quarta-feira (31), a partir das 17 horas. Os atendimentos no prédio recém-reformado e integralmente reestruturado serão retomados após a entrega do serviço à população.

Desde a última reforma realizada em 2010, o Hospital Municipal Elcione Barbalho passou por anos de abandono e oferecia um atendimento hospitalar em condições precárias para a população. A atual gestão recebeu o prédio com graves problemas estruturais, que na época apresentava infiltrações, espaços insalubres e equipamentos defasados, oferecendo riscos aos profissionais da saúde e  usuários do estabelecimento.

Para oferecer melhorias significativas para a saúde, o município deu início a reforma e ampliação do prédio em agosto de 2018. A obra de reforma da estrutura, finalizada em novembro, logo foi apresentada para acompanhamento da população. Sem condições de reaproveitamento dos insumos do prédio anterior, outros processos licitatórios foram iniciados para permitir o bom funcionamento hospitalar.

Com a reinauguração, Curionópolis passa a ter atendimento hospitalar de média complexidade. Antes, até as demandas mais simples, como a realização de alguns exames e até cirurgias eletivas menos complexas, eram encaminhadas para outros municípios conveniados. Agora, o município passará a absorver essas demandas.

Na operacionalização do Hospital, o ser humano é a parte fundamental desse processo. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) lançou o Programa de Cuidado dos Profissionais de Assistência Hospitalar, onde os servidores das equipes de saúde, atendimento ao público e de serviços gerais estão recebendo acolhimento psicológico e dando início ao um treinamento continuado com foco na preparação do profissional em atender os usuários de maneira humanizada.

“O objetivo é cuidar de quem cuida e o processo é continuado. Esse programa entra para o Cronograma de Atividades de Educação e Saúde adotado pela Semsa, para que possamos ofertar um atendimento mais humanizado aos nossos munícipes”, explica a secretária de Saúde Kelma Oliveira.

Capacitação de pessoal para oferecer atendimento mais humanizado, aquisição de equipamentos hospitalares modernos, roupas hospitalares, mobília e material permanente, gás medicinal, implantação de rede de dados e monitoramento, medicamentos e outros insumos, fazem parte do investimento realizado pelo município.

“Nossos esforços ao longo desse mandato se concentrou em mudar o cenário dos atendimentos médicos oferecidos à população e melhorar consideravelmente a qualidade da saúde do município. A comunidade merece ter um local apropriado para receber um atendimento em saúde mais humanizado e esse é o nosso objetivo com a reforma e ampliação do hospital”, expressou o prefeito Adonei Aguiar.

Fique por dentro das mudanças

A partir de 31 de julho de 2019, algumas demandas que antes eram encaminhadas às cidades vizinhas, serão realizadas dentro do próprio município. Confira as novidades da nova estrutura:

Laboratório Municipal: A novidade é que o espaço está mais adequado e amplo, adaptado para o trabalho dos profissionais da saúde. A partir da sua abertura, o município passará a oferecer vários tipos de exames laboratoriais que antes não estavam disponíveis para a comunidade.

Um aparelho automático de exames hematológicos foi adquirido para a realização de uma quantidade maior de exames e que disponibiliza a entrega dos resultados com mais agilidade. “Antes, exames como, por exemplo, hemogramas completos não eram realizados no município devido ao modelo do aparelho utilizado, ser defasado, com a aquisição do novo aparelho de hematologia será possível fazer hemogramas completos e uma série de outros exames”, disse a secretária Kelma Oliveira.

Exames de Imagem: O hospital também disponibilizará aos pacientes a realização de exames de imagem com aparelhos de Raios-X e ultrassonografia.

Atendimento de Média Complexidade: Depois na reestruturação do centro cirúrgico, as equipes médicas poderão realizar cirurgias com segurança. Cirurgias e procedimentos eletivos, tais como hernioplastia, laqueadura, vasectomia e partos cesarianos, entre outros, serão realizados no próprio hospital.

Equipe de profissionais da saúde: Para melhor atender a população, o hospital contará com médicos especialistas em neurologia, ortopedia, pediatria, ginecologia, cirurgia geral, cardiologia e clínica médica, atendimentos que já são oferecidos regularmente à população.  Todos os profissionais que atuarão no hospital passarão por capacitações continuadas para prestar um atendimento mais humanizado ao paciente.

Estrutura física: O prédio conta com ambientes climatizados, consultórios, centro cirúrgico, enfermarias, banheiros com acessibilidade, sala para Raios-X, refeitório e área de convivência.