Reunião entre Associações Comerciais busca desenvolvimento regional

Na manhã de ontem, terça dia 22 o presidente da Associação Comercial e Industrial de Curionópolis (ACIC) William do AP se reuniu na sede da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (ACIP) com presidente da entidade e presidente da Associação Comercial e Industrial de Canaã dos Carajás (ACIACA). Em pauta o desenvolvimento regional.

“Dentre outras pautas tratamos do projeto Serra Leste, esse que é o maior empreendimento de Curionópolis e importante gerador de emprego e renda” comentou William do Ap. Para o presidente da ACIC é importante que toda sociedade entenda a necessidade da liberação da licença que amplia a produção e cobre da mineradora, do Estado e onde for necessária uma resposta plausível.

“Saímos dessa reunião com sentimento de união entre as classes, tanto os membros da ACIP quanto da ACIACA se solidarizam com a situação de Curionópolis e se dispuseram a contribuir na busca por uma resposta e consequentemente a tão esperada liberação da Licença Ambiental”, comentou William do Ap.

Mineração em Curionópolis

O carro chefe da economia regional é a mineração. Desde o início da história dos municípios dessa região a partir do final da década de 80 com os garimpos, até hoje com a mineração industrial essa atividade é a maior geradora de emprego e renda.

Curionópolis esperou longos anos até que se consolidassem os projetos minerais, que tiveram suas licenças iniciais para operação concedidas entre os anos de 2009 e 2011 período de apogeu da contratação de mão de obra e “bum” da economia local.

A expectativa é que se tenha novamente um crescimento na economia impulsionado tanto pela ampliação do projeto Serra Leste como com a consolidação de pequenos projetos minerais em áreas que cercam o município.