Saiba o motivo da queda de Instagram e Facebook

Na tarde desta terça-feira (05), usuários de todo o mundo foram surpreendidos por uma série de problemas técnicos que afetaram as plataformas do Facebook e do Instagram, juntamente com outros serviços da Meta, como o WhatsApp e o Facebook Messenger. Relatos de dificuldades para acessar as contas, erros ao carregar páginas e quedas de sessão se espalharam rapidamente, gerando preocupações e frustrações entre os usuários.

Instabilidades no Facebook:

As primeiras indicações de problemas surgiram por volta das 12:13, quando o Downdetector registrou um aumento significativo nas notificações de falhas relacionadas ao Facebook. Os usuários reportaram dificuldades para iniciar sessão, sessões expiradas e incapacidade de carregar páginas. O problema pareceu afetar tanto a versão web quanto os aplicativos para Android e iOS.

Falhas no Instagram:

Concomitantemente com as instabilidades do Facebook, o Instagram também enfrentou dificuldades semelhantes. Por volta das 12:17, o Downdetector relatou um pico de mais de 3.700 notificações de problemas no Instagram. Usuários reclamaram de falhas ao carregar o feed de notícias e perfis, embora a conta permanecesse conectada.

Impacto em outros serviços da Meta:

Além do Facebook e do Instagram, outros serviços da Meta também foram afetados. O WhatsApp registrou um aumento nas reclamações durante o mesmo período, embora em uma escala menor. O Facebook Messenger, integrado à plataforma principal do Facebook, também enfrentou problemas, com 112 notificações de falha no serviço de rastreamento de status da Ookla. O Threads, um aplicativo vinculado ao Instagram, também apresentou erros e indisponibilidade.

Reações dos usuários e da empresa:

Diante das falhas generalizadas, os usuários recorreram às redes sociais para expressar suas frustrações, compartilhando memes e reclamações. Até mesmo a conta oficial do X aderiu à onda de reclamações, reconhecendo implicitamente os problemas técnicos com uma mensagem humorística. Os usuários, inicialmente preocupados com invasões de contas, logo perceberam que se tratava de uma falha técnica.

nquanto os usuários aguardam uma solução para os problemas técnicos, as falhas no Facebook, Instagram e outros serviços da Meta destacam a fragilidade das plataformas digitais e a dependência cada vez maior da sociedade em relação a esses serviços. A empresa enfrenta o desafio de restaurar a confiança dos usuários e garantir a estabilidade de suas plataformas em meio a uma era digital cada vez mais complexa e interconectada.