Será o fim da “cultura” no transito de Curionópolis?

O não uso dos itens de segurança obrigatório, como sinto de segurança e capacete além da falta dos documentos de licenciamento são fatores que fazem parte da cultura do transito do município. O fato é claro e notório podendo ser percebido até mesmo na Rodovia PA-275, estrada Estadual que corta o município.

Não é má vontade, o baixo fluxo de veículos, atrelados as necessidades financeiras fazem com que condutores não tenham muitas opções tanto na hora de adquirir quanto de conduzir os veículos. Outro fator agrava o problema, a quantidade de passageiros em motocicletas por exemplo, no geral excedendo o limite de dois.

Menores de idade também são comumente flagrados no transito local. Como apurado pela equipe de reportagem, exatamente a questão cultural, visto que no município nunca houve cobrança efetiva dos órgãos competentes e a cidade também não conta até hoje com estrutura de sinalização e organização do transito.

Mas a situação parece que caminha para uma drástica mudança com a ação realizada pelo Departamento Municipal de Trânsito de Curionópolis (DMTC) denominada de Operação Verão. A princípio a ação em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN) promoveu uma ação educativa para incentivar os condutores do município a adotarem medidas de segurança no trânsito.

Momento da abordagem de condutores na Rua Tucupi

Durante as Blitzes, os agentes de trânsito abordaram os condutores e alertaram sobre as boas práticas educativas no trânsito. As infrações mais comuns observadas no município são a falta do uso de equipamentos de segurança, como o capacete e o cinto de segurança. Outras infrações graves são o excesso de passageiros em motocicletas e direção sob efeito de álcool.

O município está investindo em educação preventiva com a implantação e estruturação do Departamento Municipal de Trânsito de Curionópolis (DMTC). A atuação do órgão possibilitará fomentar a educação no trânsito para a população o que resultará na prevenção de acidentes. As próximas ações serão realizadas em Serra Pelada no dia 23 de julho e em Curionópolis dia 24 de julho.

“Esperamos que essas ações reflitam na redução do alto índice de acidentes de trânsito registrados anualmente em Curionópolis e melhore qualidade de vida e a segurança de toda a comunidade”, disse o prefeito Adonei Aguiar.