Serra Leste não saí e estrada é fechada

As promessas e atuação de Parlamentares Estaduais não foram suficientes para resolver todo imbróglio que envolve o projeto Serra Leste, em Serra Pelada, distrito mineral no município de Curionópolis sudeste do Pará.

Desde 2015 que a ampliação do projeto gera uma série de manifestações devido as ações pouco efetivas do Estado em função da atividade mineral, principal matriz econômica do município. Dessa vez já ocorreram várias manifestações pacíficas buscando uma resposta que não foram contundentes, em função disso funcionários, comunidade e lideranças comunitárias se mobilizaram para uma ação mais drástica, o fechamento da Rodovia PA-275.

A PA-275 está fechada na saída para Parauapebas, município vizinho a Curionópolis e principal centro comercial da microrregião de Carajás. A ação desta segunda-feira dia 10 repete o que aconteceu em 2015 quando a via também foi fechada por mais de 24h até que houvesse entendimento e a liberação para ampliação de quatro para seis milhões de toneladas.

Desta vez a mineradora pleiteia uma ampliação para dez milhões de toneladas de minério, fato ainda estagnado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do Pará.

Comando da PM conversa com manifestantes

Espera-se que alguma autoridade compareça para negociar a liberação da via e consequentemente da ampliação do projeto que é principal empregador no município.

Major Gledson da Polícia Militar já está no local da manifestação.

Fotos: Agência Ga.