Sespa vai ampliar número de leitos da UTI Neonatal de hospital em Marabá

O secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, esteve em Marabá, no sudeste paraense, na quinta-feira (26) e anunciou uma parceria com a Prefeitura Municipal para aquisição de leitos para a UTI Neonatal do Hospital Materno Infantil de Marabá. À noite, ele participou da Aula Inaugural da Faculdade de Medicina de Marabá (Facimpa).

No Hospital Materno Infantil de Marabá, o secretário visitou a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, acompanhado pelo secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste, João Chamon Neto, e pelo secretário Municipal de Saúde, Luciano Dias. Durante a visita, Alberto Beltrame foi informado por Luciano Dias das demandas do HMI, que atende cerca de 17 municípios da região.

Alberto Beltrame anunciou a parceria com a Prefeitura, que prevê a entrega de quatro leitos de UTI, visando ampliar o atendimento aos recém-nascidos. Os equipamentos devem ser entregues ainda este ano, demonstrando o comprometimento do governo do Estado com a saúde da população. “Sabemos que o Hospital Materno Infantil atende a cerca de 500 partos mensalmente, e que dispõe atualmente de apenas cinco leitos na Unidade de Terapia Intensiva. Por isso, firmamos essa parceria com o município, visando ao melhor atendimento aos bebês que aqui nascerem e que demandam cuidados especiais”, ressaltou o titular da Sespa.

Após a visita ao hospital, Alberto Beltrame seguiu para o Carajás Centro de Convenções, onde participou da Aula Inaugural da Faculdade de Medicina de Marabá e assinou o Termo de Cooperação Institucional entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública e o Instituto Paraense de Educação e Cultura Ltda. (Ipec). Cerca de 120 acadêmicos farão parte da primeira turma de Medicina da Faculdade.

Alberto Beltrame destacou a importância da formação de novos médicos e da atuação desses profissionais de forma ética e coerente, com o objetivo de salvar vidas, e desejou sucesso aos novos acadêmicos. O secretário participou ainda da entrega dos jalecos, juntamente com Flávio Carvalho, diretor Operacional do Grupo Afya, do qual a Facimpa é integrante, e do diretor da Faculdade, Emiliano Furtado.