Uniformes para alunos da Zona Rural de Curionópolis

A Prefeitura Municipal de Curionópolis realizou na manhã desta segunda-feira (03) a entrega de mais um lote de uniformes escolares, o evento ocorreu na Escola Municipal Bom Jesus II na Vila de Alto Bonito. Todos os alunos da zona rural do município serão contemplados.
 “Os uniformes vão valorizar os estudantes, padronizar nossos alunos e caracterizar as nossas escolas. Essa ação é muito importante, necessária e inédita, pois nossos alunos da zona rural não são diferentes da zona urbana. Os benefícios são para toda comunidade, sem distinção de zona urbana e rural” disse a secretária de educação Lêda Viveiros.
As escolas municipais que funcionam nas vilas de Curral Preto, Vila Rica, Alto Bonito e Bom Jesus possuem mais de 300 alunos. Os pais foram prestigiar o evento e todos eles receberam o benefício com os kits de uniformes composto por camisa e calça comprida e um conjunto para educação física, com camisa regata e shorts.
A dona Célia Silva que é agricultora e mora no PA Sereno, localizado próximo a Vila Bom Jesus,  tem duas netas em idade escolar e falou sobre o sentimento de poder receber pela primeira vez uniforme escolar para as meninas.  “Estou muito grata por ver essa maravilha que está acontecendo de receber esses uniformes! Já é um pouco difícil da gente está comprando roupa e com o uniforme já vai dar para economizar as roupas delas irem para igreja no final de semana”.
O governo municipal tem dado atenção as necessidades das comunidades rurais do município. As melhorias trazidas para a educação também beneficiaram os alunos da zona rural. Todas as escolas receberam melhorias estruturais como pintura, manutenção hidráulica, elétrica, carteiras novas. Houve melhorias significativas na nutrição escolar, agora os alunos recebem merenda de qualidade na escola. Os professores que atuam na zona rural tiveram seus salários valorizados. O transporte escolar atende os alunos de todas as comunidades com segurança. E agora os alunos também estarão padronizados com os uniformes escolares.
“A educação do município de Curionópolis foi contemplada em várias áreas e não temos medido esforços para trazer as melhores condições aos nossos alunos. As escolas receberam reforma adequada em todo município, adquirimos carteiras novas, avançamos no fornecimento de merenda escolar. Valorizamos os salários dos profissionais da educação e melhoramos o transporte escolar e agora a entrega de mais de 10 mil uniformes para todos os alunos da rede municipal. É uma prioridade do nosso governo investir mais na educação” disse o prefeito Adonei Aguiar.
Durante seu discurso, o prefeito Adonei Aguiar também anunciou a chegada dos novos ônibus escolares que foram adquiridos para a frota rural do município de Curionópolis e a construção dos muros das escolas para garantir mais segurança aos alunos.
Alunos do Assentamento Frei Henri também foram beneficiados
A Escola Domingos Martins, que funciona dentro do Assentamento Frei Henri, também foi beneficiada com o recebimento dos uniformes nesta segunda-feira (03). A escola que é anexo da Escola Municipal São Benedito, tem cerca de 80 alunos e todos eles estarão padronizados com uniformes novos.
Toda comunidade estava reunida nas dependências da escola para acompanhar o recebimento do benefício. Os vereadores Raimundo Roldão e Wilson do Fórum estiveram presentes durante a cerimônia.
“Eu acompanho a comunidade Frei Henri há alguns anos e sei da dificuldade deles. Essa gestão tem dado atenção para causas sociais que desenvolvem uma comunidade, e eu parabenizo essa ação como legislador, de fazer parte dessa equipe que está levando melhorias a essas pessoas. Por que eu sei o quanto é difícil para um pai e mãe de família que as vezes tem mais de um filho em casa, não tem condições de comprar o uniforme, é uma economia a mais” disse o vereador Wilson do Fórum.
A agricultora Marta de Oliveira, mora com sua filha e neta e ambas frequentam a Escola Domingos Martins na comunidade. Para ela todo ano tinha que planejar a compra do uniforme escolar e não era barato no orçamento doméstico, “precisava apertar daqui apertar dali, mas as fardas não podíamos deixar de comprar. E esse ano estamos com essa tranquilidade, estamos ganhando a farda de boa qualidade, é gratificante”.