NotíciasParauapebas

Audiência pública apresentará soluções para problemas de saneamento em Parauapebas

A Prefeitura de Parauapebas irá realizar nesta quinta-feira, 1º de novembro, uma segunda audiência pública sobre o Plano de Saneamento Básico de Parauapebas, que irá nortear as políticas públicas para a área nos próximos 20 anos. Na audiência, será apresentado o prognóstico aos problemas enfrentados por Parauapebas. O diagnóstico foi tema de uma primeira audiência pública realizada em setembro de 2017.

O plano municipal vem sendo construído por uma equipe do Projeto de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) – o Projeto de Macrodrenagem -, que após a elaboração definitiva do prognóstico irá apresentar anteprojeto a ser entregue ao prefeito Darci Lermen, a quem cabe analisar previamente a matéria, para em seguida enviá-la à Câmara Municipal, em forme de projeto, para deliberação pelos vereadores.

Conforme adianta a subcoordenadora de Infraestrutura do Prosap, a engenheira Thaís Valadares, o Plano Municipal de Saneamento tem quatro eixos: esgotamento sanitário, abastecimento de água, coleta de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais. E está enquadrado na Agenda ONU 2030, assinada por 193 estados-membros, que fixa 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o planeta.

PROJETOS DE MACRODRENAGEM

Mais de R$ 400 milhões serão investidos em dois grandes projetos de macrodrenagem de Parauapebas, que somam quase 22 quilômetros de extensão. A maior parte dos recursos será financiada por instituições financeiras de fomento.

O primeiro projeto abrange a Ilha do Coco e está em fase final de análise pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O segundo projeto abrange a Bacia do Lajeado, que envolve bairros como o Cidade Jardim, Vila Nova, Minérios, Populares Dois e Ipiranga, desaguando, no rio Parauapebas. Neste caso, o financiamento será pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o qual o prefeito Darci Lermen vem conversando desde junho deste ano.

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VOCÊ VIU ISSO?

Close
Close

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios