Curionópolis, 30 anos. Quantas obras serão inauguradas?

Esse é o segundo aniversário da cidade de Curionópolis sob a gestão do prefeito Adonei Aguiar – DEM, em 2017 houve uma linda festa com shows de artistas nacionais, contudo não houve uma inauguração de obras edificadas na gestão do democrata.

2018 parece que irá repetir o feito, com exceção de obras de recuperação como a tapa buracos ou recuperação de estradas vicinais e reforma das escolas, ações de rotina em todas as gestões, não há uma grande obra a ser inaugurada em nenhum dos setores da administração pública. Habitação, saúde, educação e infraestrutura não tem previsão de ser contemplada com nenhuma inauguração.

A lista de obras a ser executada é grande, contempla o Mercado Municipal que a administração pública pretende construir no centro comercial de Curionópolis, mais precisamente destruindo o patrimônio histórico, a Praça dos Imigrantes, uma UBS em Serra Pelada, uma creche de tempo integral entre outros. Contudo nenhuma dessas possíveis obras em fase de construção ou pronta para ser inaugurada até 10 de maio, data de aniversário da cidade.

Vale ressaltar que grande parte dessas obras devem ser realizadas por meio de convênios ou com incentivo de emendas parlamentares, o que é plausível, porém não há destinação de recursos do Tesouro Municipal, mesmo tendo havido boa injeção de recursos provenientes de compensações financeiras da mineração e dos impostos. Inclusive alguns impostos sofreram alteração em sua alíquota, como o ISSQN – Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza, e a taxa de iluminação pública, ambas votadas e aprovadas pela Câmara Municipal de Vereadores.

Ao que tudo indica o trigésimo aniversário de Curionópolis será novamente uma grande festa com artistas nacionais e uma extensa programação e será também mais uma oportunidade do prefeito Adonei Aguiar – DEM, anunciar o que pretende fazer.