Doze municípios da região aniversariam

Curionópolis terá Som e Louvor e Israel Novaes, enquanto Parauapebas vários grupos musicais fazem a festa

 

Neste mês de maio, nada menos que 12 municípios das regiões sul e sudeste do Pará comemoram aniversário de emancipação político-administrativa. Neste domingo, dia 10, haverá festa especial em Bom jesus do Tocantins, Dom Eliseu, São Geraldo do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Curionópolis, Parauapebas, Ourilândia do Norte e Tucumã. No dia 13, próxima quarta-feira, os festejos prosseguem em Rondon do Pará, Xinguara, Rio Maria e Redenção.

Curionópolis, que celebra seu 27º aniversário com uma festa popular em praça pública, terá como atrações musicais o cantor Israel Novaes e Banda Som & Louvor. A programação festiva começa hoje, 7 de maio, com a realização de uma gincana estudantil que movimentará a cidade. No dia seguinte, sexta-feira, 8, será a vez de a banda gospel Som & Louvor se apresentar na cidade.

No sábado, 9, ocorre a abertura do Motocross de Curionópolis, e o evento contará com pilotos de várias partes do País. À noite, o cantor Israel Novaes fará um grande show para a população de Curionópolis e região. No domingo, 10 de maio, data em que se comemora o aniversário do município, o prefeito Wenderson Chamon vai inaugurar diversas obras e ainda será realizada a grande final do Campeonato de Motocross.

Em Parauapebas, vários shows estão marcados para marcar o aniversário da cidade. Amanhã, dia 8, será realizado um show gospel nacional com Juliano Son, do Ministério Livres e participação regional da banda de forró Ello. A programação também contará com a apresentação do Teatro Espetáculo Luzes; o cantor Casa Grande, que agora é evangélico, também animará o público.

A programação de sábado, 9, ficará por conta do som da banda Detonautas Roque Clube e da banda regional de forró Saia Rodada. Os cantores locais Léo Bruno e Som de Bar terão participação, juntamente com o Grupo Ciranda Brasil. Uma grande atração de queima de fogos também fará parte da programação da noite.

No dia 10, aniversário da cidade propriamente dito, as mães também vão receber homenagens pelo seu dia através de uma missa celebrada por Dom Vital Corbellini, bispo da Diocese de Marabá. A participação musical será com o grupo local Forró do Povo de Deus e da cantora católica nacional Joanna.

Parauapebas tem população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014 de 183.352 habitantes , sendo o sexto município mais populoso do estado. Já seu produto interno bruto, que em 2012 chegou a 15.947.708.648 de reais, ficou apenas atrás do PIB da capital, Belém. No mesmo ano, o produto interno bruto per capita do município foi de R$100,5 mil, sendo, de longe, o maior do estado.

Pebas é conhecido por estar assentado na maior província mineral do planeta: a Serra dos Carajás. Tem, também, como característica, a grande miscigenação, com forte presença de maranhenses, mineiros e goianos.

Fonte: Ulisses Pompeu