Prefeito tenta usar influência, mas deve esperar o processo legal

A Secretaria Estadual de Meio-Ambiente e Sustentabilidade (Semas) por meio do secretário Luiz Fernando Rocha deixou explicito que atuação da secretaria atende mais critérios técnicos que políticos, quando respondeu que: “Me comprometo de contribuir para que o processo seja o mais breve possível, dentro da legalidade”.

Prefeito e vereador durante reunião com Secretário de Estado

A resposta foi dada ao prefeito de Curionópolis Adonei Aguiar – DEM e ao presidente da Câmara de Francisco Aderbal, também do DEM durante reunião em Belém onde foram tentar dar celeridade ao processo na última quinta-feira dia 18 na sede da Secretaria de Estado em Belém.

“Com essa ampliação o Serra Leste vai ampliar significativamente a sua produção, sairá de seis para 10 milhões de toneladas por ano (mtpa)”, afirma o prefeito de Curionópolis. O caso relembra o episódio de 2015 quando a mineradora teve dar férias coletivas enquanto aguardava o parecer técnico e liberação da licença na época aumentando de 4 para 6 milhões de toneladas ano.

Na época várias mobilizações foram feitas inclusive com medo de perder o emprego os funcionários realizam uma mobilização que culminou com fechamento da PA-275, o Deputado Estadual Chamon – MDB também interviu junto ao Governo do Estado, reveja o caso (CLIQUE AQUI). Contudo foi após reunião no Ministério Público que ficou acordada a liberação da rodovia e comprometimento da Secretaria de Estado para que os trabalhos fossem acelerados afim de que a mineradora pudesse ampliar sua produção.

Em defesa da mineradora o prefeito Adonei Aguiar disse que de acordo com dados da Vale, serão 1.500 novos empregos diretos e indiretos, gerados na implantação do projeto de expansão, e mais de 600 quando estiver em operação.

Apesar da investida do prefeito o secretário estadual informou que a mineradora ficou de fazer algumas alterações no projeto de expansão, a pedido do corpo técnico da secretaria, e em seguida de enviar a documentação para nova análise. O titular da Semas também se comprometeu de contribuir para que o processo seja o mais breve possível, dentro da legalidade.

Com informações do Pebinha de Açúcar!