Vereadora Eliene indica melhorias para residenciais Vila Nova e Alto Bonito

Na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas da última terça-feira (30), a vereadora Eliene Soares (MDB) apresentou duas proposições indicando ao prefeito a implantação de área de convivência no Bairro Vila Nova e a colocação de proteção nas janelas dos prédios do Residencial Alto Bonito.

Vila Nova

Foi por meio da Indicação n°110/2019 que Eliene propôs a implantação de área de convivência com praça, academia de ginástica ao ar livre e miniparque infantil, visando proporcionar a integração comunitária e mais qualidade de vida para os moradores do Bairro Vila Nova.

Nessa comunidade a Secretaria Municipal de Habitação já promoveu melhorias de infraestrutura e paisagismo. No entanto, o residencial carece de equipamentos públicos, notadamente os da área de lazer e espaços de convivência. Quando bem projetados, esses locais são importantes para a produção de moradias que ofereçam mais qualidade de vida, ao mesmo tempo em que evitam ocupações informais, como puxadinhos”, relatou Eliene Soares.

A vereadora informou ainda que foram destinados R$ 1,1 milhão no orçamento da Secretaria Municipal de Urbanismo e R$ 150 mil da Secretaria Municipal de Obras, para construção, instalação e manutenção de áreas de lazer no município. Ou seja, há recursos que podem ser utilizados para implantar praça no Vila Nova.

Alto Bonito

Já na Indicação n°111/2019, Eliene Soares pediu a colocação de telas em janelas e acessos que exponham à situação de risco de acidente aos moradores dos prédios do Residencial Alto Bonito.

De acordo com a parlamentar, já aconteceram acidentes no referido residencial e a maior preocupação é com as crianças, que são mais vulneráveis a se acidentarem. Outra questão apontada por Eliene é que, por se tratar de um projeto de habitação popular, muitas famílias do Residencial Alto Bonito não têm condições financeiras de colocar proteção nas janelas.

Para evitar que os acidentes domésticos se tornem rotina, particularmente nos prédios sob a batuta do poder público, como os do Residencial Alto Bonito, verifica-se a necessidade de implementar medidas de segurança, como a colocação de telas ou grades nas janelas e nas demais instalações e espaços dentro daquele conjunto de prédios. Tal medida, ao proporcionar a segurança dos moradores e inibir acidentes domésticos, ainda traz economia aos cofres públicos, já que menos pessoas acidentadas implica em menos gastos com internações e outros recursos de saúde”, argumentou Eliene Soares.

Encaminhamento

As duas indicações foram aprovadas por todos os vereadores presentes na sessão e serão encaminhadas para análise do prefeito Darci Lermen.